Oportunidade em Cosmologia Observacional na UNICAMP

Publicado porRaul Abramo no dia 2015/02/10 às 8:40.

[Mensagem enviada para ampla divulgação por Luis Araujo, Diretor do Instituto de Física da UNICAMP]

Concursos para vaga de docentes no IFGW – UNICAMP 2015

Seguindo o seu Planejamento Estratégico para Contratação de Docentes, o Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Campinas, SP, deverá realizar ao longo de 2015, Concursos Públicos para provimento de Professores Doutores (MS3.1) nas áreas:

1. Física Experimental de Materiais Avançados
2. Dispositivos Nano-Estruturados
3. Cosmologia Observacional
4. Física Experimental de Superfícies e Caracterização Avançada de Materiais usando Luz Síncroton
5. Física Teórica

O IFGW busca candidatos interessados que possuam o seguinte perfil:

a. Capacidade e independência para realizar pesquisa competitiva internacionalmente;
b. Capacidade e interesse para contribuir para o ensino de graduação e pós-graduação;
c. Capacidade e interesse para interagir com vários grupos de pesquisa do IFGW, utilizando diferentes métodos e técnicas e valorizando a interação teoria-experimento;
d. Potencial para liderar a implantação de novas linhas de pesquisa;
e. Experiência de pesquisa em centro de pesquisa de classe mundial.

Os concursos do IFGW têm uma particularidade de grande importância referente à sua prova escrita. A prova escrita consiste de um plano de atividades a serem desenvolvidas na área do concurso e de uma arguição sobre o mesmo. O plano de atividades deve ser entregue na inscrição do candidato e deve se restringir a, no máximo, 10 (dez) páginas. A primeira prova do concurso é eliminatória e envolve a arguição deste plano. A arguição sobre o plano de atividades de cada candidato tem duração mínima de 20 (vinte) minutos e máxima de 40 (quarenta) minutos sendo que a nota é baseada na adequação do plano de atividades à área do concurso; na atualidade e relevância acadêmica e científica do plano de atividades; e na viabilidade de execução do plano de atividades no IFGW. Portanto, é de suma importância que os interessados se dediquem a preparar um plano de atividades que aborde adequadamente estes três pontos.

Os interessados em participar dos concursos devem consultar regularmente o sitewww.ifi.unicamp.br para ciência dos editais de abertura de concurso e os prazos de inscrição. Sugere-se fortemente a preparação antecipada da documentação dados os prazos exíguos de inscrição (aproximadamente 20 dias úteis após a publicação do edital).

Tags: este artigo não possui nenhua tag.