ABRAS
ABRAS (Argentina-Brazil Astronomical Center) é um projeto bi-nacional para construir um telescópio robótico de 1m, operando na faixa do infravermelho próximo. Esse telescópio, que deverá possuir amplo campo de visão, fica no sítio de Cerro Macón, na província de Salta, a uma altitude de 4600m. Pelo lado argentino, o projeto está sendo conduzido pelo IATE.
O Projeto ABRAS
O projeto se beneficiou de estudos prévios do ESO à procura de um sítio para o E-ELT. As condições excelentes de turbulência atmosférica, altitude, a escuridão do céu noturno e uma alta porcentagem de noites limpas resultaram nesse consórcio entre Argentina e Brasil.
Em Maio de 2012, realizamos o levantamento da cúpula de 8 metros de diâmetro no prédio do Observatório ABRAS
Esse projeto consiste na instalação conjunta de um telescópio robótico infravermelho de 1m/1.2m com um campo de visão de tamanho médio (30 minutos de arco, aproximadamente) no sítio de Macón. As possibilidades científicas exclusivas de tal instrumento nessa ótima localização cobrem tópicos desde estudos do sistema solar até o Universo em altos redshifts. A possibilidade de realizar levantamentos no infravermelho próximo permitirá dados de alta qualidade sem precedentes em diferentes áreas e pode acarretar futuros programas em grandes telescópios com campos de visão menores.
Os resultados da análise da qualidade do céu que constam do relatório do ESO são consistentes com uma média de 0,85 segundos de arco de seeing ao longo de um período de estudo de 1 ano, durante o quel a porcentagem de noite limpas foi melhor que 93%.
O fornecimento de energia elétrica no sítio é garantido por um sistema de painéis solares: atualmente está disponível um sistema com 4.5 KVA, que pode ser facilmente expandido.
Uma nova conexão de internet via satélite foi implantada no começo de 2013, o que já fornece condições razoáveis para o início das atividades, com uma velocidade de 2Mb para o link.
Envolvidos no projeto:
Claudia Mendes de Oliveira. Universidade de São Paulo, Brasil.
Diego García Lambas, Universidad Nacional de Córdoba- CONICET, Argentina.
Instituições participantes:
Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación Productiva, MinCyT. Argentina
Universidade de São Paulo, Brasil.